Avisos


.
    Histórico:

    A Biblioteca foi idealizada a partir da criação da Universidade da Força Aérea (UNIFA), instituída pelo Decreto n. 88.749, de 26 de setembro de 1983, e regida pelo Regulamento aprovado pela Portaria n. 135/GM3, de 12 de fevereiro de 1985, visando reunir todo o acervo bibliográfico das escolas subordinadas.

    Inicialmente, funcionou no prédio da Subdivisão de Serviços Escolares (Banda de Música), em virtude das obras de restauração que estavam sendo realizadas no prédio onde seria sua definitiva sede.

    Em 17 de setembro de 1987, foi inaugurada no Pavilhão Van Ness, passando a ser constituída de: Chefia, Seção de Aquisição e Processamento Técnico, Seção de Circulação e Referência, e Seção de Atividades Auxiliares, conforme Regimento Interno, aprovado em 10 de agosto de 1989.

    Seu projeto de implantação foi parcialmente concretizado com a instalação dos acervos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR), oriunda de Cumbica, e do Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica (CIEAR), sediado no Campo dos Afonsos.

    Em 1988, com o término do ano letivo dos cursos ministrados na Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), foi possível a transferência de seu acervo para a Biblioteca, o que veio completar o projeto de implantação da Biblioteca.

    No entanto, em meados de 1990, o Centro de Documentação e Histórico da Aeronáutica (CENDOC), mudou-se para o Pavilhão Van Ness e, consequentemente, as instalações tornaram-se muito precárias, pois o prédio não havia sido dimensionado para abrigar a Biblioteca e uma outra OM. Sendo assim, em 1998, o Prédio do Rancho 013 (antigo refeitório dos Cadetes), foi totalmente restaurado para abrigar o acervo da Biblioteca.

    Em virtude da criação do Curso de Pós-Graduação da UNIFA o prédio da Biblioteca passou por uma reforma em 2007, criando novos espaços como: Sala de Estudo, Sala de Reunião, Sala de Processamento Técnico e Sala de Informática, visando atender as exigências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES.

    Atualmente, conta com mais de 14.000 exemplares cadastrados no seu catálogo on-line.

    A Biblioteca está subordinada a Pró-Reitoria de Pesquisa e, além da Chefia, é composta pelas seguintes subseções:

    Subseção de Processamento Técnico
    Subseção de Bases de Dados
    Subseção de Circulação e Referência
    Subseção de Suporte ao Usuário

© Site Oficial da Universidade da Força Aérea, todos os direitos reservados.